terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Estudo Ipam: Compras de Natal feitas apenas em Dezembro



76,1% dos portugueses fazem as suas compras de Natal durante o mês de Dezembro, 22,8% fazem-nas antes de Dezembro e 1,1% no período de saldos após o Natal. Este é um dos resultados do estudo Compras no Natal 2009 realizado pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), entre os dias 9 e 16 de Dezembro de 2009, na zona do Grande Porto, com uma amostra composta por 320 indivíduos. Das razões apontadas para a realização de compras antes do mês de Dezembro destaca-se o evitar da concentração de pessoas (68,4%), seguido do facto de se encontrar melhores preços (15,8%), o ter uma maior gama de produtos disponíveis (10,5%) e aproveitar promoções ocasionais (5,3%).O valor médio a gastar em compras de Natal é de 490 euros, variando este valor em função da classe social, desde os 675 euros na classe A aos 325 euros na classe D. Em 55,9% dos inquiridos o valor a gastar em 2009 é igual ao de 2008. Dos inquiridos 35,5 prevêem gastar menos e apenas 8,6% vão gastar mais.



Os jogos educativos (39,6%), a roupa e sapatos (38,4%) e os livros (34%) são os presentes mais escolhidos para as crianças até aos 12 anos. Entre os 12 e os 18 anos as escolhas recaem na roupa/sapatos (38,6%), livros (36,4%) e acessórios (29,5%). Também para os adultos a opção passa por roupa/sapatos (69,2%), livros (50,9%) e acessórios (59,9%).

54,7% fazem as suas compras de Natal em centros comerciais e comércio de rua. Mas há os que são fieis apenas a um dos espaços: 31,4% optam exclusivamente pelos centros comerciais e 11,2% apenas pelo comércio de rua. A conjugação de centros comercias e internet é a opção de 9,4%, sendo de apenas 0,6% a conjugação de comércio de rua e internet.

fonte: Meios & Publicidade

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