terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Como são os seniores portugueses

22 de Dezembro de 2009, por Rui Oliveira Marques


34,6% dos seniores portugueses não ligam a opiniões e marcas e cerca de 39% não prestam atenção à moda, avançam as conclusões do Barómetro Anual Seniores QSP, a que o M&P teve acesso. Mas o que faz este grupo etário nas suas actividades de lazer? A esmagadora maioria fica em frente à televisão (78,3%), 52,5% preferem a leitura e apenas 2,2% optam pela prática de desporto. Sobre os momentos de leitura, 74,9% lêem jornais habitualmente, 48,5% livros e 41,4% revistas. A classe social condiciona estes comportamentos. Nas classes alta e média alta, a leitura de livros é prática corrente em 80,4% do target. Quanto às férias, enquanto na Grande Lisboa apenas 16,9% dos indivíduos seniores afirmam que nunca vão de férias, esse valor cresce para os 46,7% no Litoral Centro, os 44,2% no Grande Porto e os 43,1% na região Sul.

O Barómetro Anual Seniores QSP, elaborado após 1500 entrevistas a indivíduos entre os 55 e os 74 anos, refere ainda que 93,9% dos seniores não tem qualquer apoio financeiro de familiares. No sentido inverso, 31,4% afirmam dar apoio financeiro a familiares. Na região da Grande Lisboa encontra-se a maior percentagem de seniores (46.3%) que ajuda financeiramente os familiares, enquanto no Litoral Norte fica nos 22,6%. Além disso, 43,5% afirmam ter depósitos a prazo. No Sul este valor atinge 47,5% dos inquiridos, enquanto no Grande Porto fica nos 36,8%. Mesmo assim, a imagem que os seniores portugueses fazem do período de reforma é de decréscimo da qualidade de vida (64,9%). À medida que a classe social é mais elevada a imagem de melhoria atinge valores mais positivos, com o máximo de 39,7% nas classes A e B.

fonte: Meios & Publicidade

Sem comentários:

Enviar um comentário