quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Vencer em tempo de CAOS




Opinião pessoal:

Na minha opinião de leitor, este livro é muito interessante e faz “mexer” com as ideias de muita gente.
Eu concordo completamente quando Kotler diz que os momentos de turbulência são momentos em que todos os gestores devem manter a calma para não perder o rumo, devem ter a capacidade para investir e prever que a “turbulência” vai passar e quando isso acontecer temos que nos manter competitivos no mercado.

É muito complicado gerir todas estas decisões, mas não vale a pena fugir à responsabilidade.

Outra grande conclusão a tirar deste livro é que não vale a pena procurar soluções para os problemas, se não conhecermos a sua origem. Um problema mal resolvido será sempre um problema.

Planeie, defina cenários de turbulência, crie estratégia para cada cenário e tenha em conta que a turbulência veio para ficar.
Deixo a Sinopse do livro, que recomendo a sua leitura:

Sinopse

Conveniente e prático Vencer em tempo de caos é um guia indispensável para todas as empresas que sobrevivem às tempestades económicas de hoje e querem prosperar na inevitável turbulência do futuro.

Estamos numa era inteiramente nova, com períodos cada vez mais frequentes de turbulência económica. Inversamente às recessões do passado, as crises de hoje exigem que as empresas desenvolvam uma nova mentalidade, desperta para os períodos de perturbação, e lhes permita prosperar enquanto se encontram sob a ameaça constante do caos.

Neste livro, o autor best seller, Philip Kotler e John Caslione defendem que vivemos numa época de contínua turbulência que requer uma nova estratégia, apresentando como solução um revolucionário conjunto de orientações destinado a ajudar as empresas.

Em Vencer em tempo de caos encontrará um inovador sistema de gestão que ajuda a minimizar a vulnerabilidade das empresas e a aproveitar as oportunidades, colocando-as à frente dos seus concorrentes. Contrariamente à sua concorrência que permanece presa às mesmas tácticas de sempre: os grandes descontos no preço, os cortes nos investimentos em marketing, no branding e desenvolvimento de novos produtos, terá de desenvolver uma atitude disruptiva.

O sistema apresentando irá ajudá-lo a repensar integralmente o modo como gere durante uma recessão e outras situações de turbulência, incluindo como:

- Desenvolver sistemas de alerta para a identificação dos primeiros sinais de perturbação.
- Antever os piores, os melhores, e os mais esperados cenários, utilizando as estratégias adequadas para lidar eficazmente com cada um deles.
- Reduzir os custos ou aumentar estrategicamente a eficiência em departamentos específicos: financeiro, tecnologia da informação, produção, compras, e recursos humanos.
- Garantir a sua quota de mercado no segmento do núcleo de clientes.
- Comprimir o planeamento estratégico em ciclos de três meses, para ter maior controlo sobre a empresa.
- Evitar as consequências potencialmente catastróficas de abandonar princípios essenciais.

Com muitos exemplos de empresas que foram capazes de resistir com sucesso à turbulência, bem como casos que foram à falência por não se encontrarem preparados para enfrentar o caos, este livro oferece-lhe ensinamentos e estratégias práticas. Este texto vai apoiá-lo não só a sobreviver à actual crise económica, mas também a prosperar no meio dos insucessos que possam surgir no futuro.

fonte: WOOK

2 comentários:

  1. a esse propósito permitam-me sugerir este coment http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS_OPINION&id=389803 sobre o livro

    FG

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela partilha "anónimo".

    Abraço

    ResponderEliminar