quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Apresentado Logótipo da Candidatura Ibérica ao Mundial

O logótipo da Candidatura Ibérica à organização do Mundial 2018/2022 foi apresentado esta quinta-feira em conferência de imprensa, na sede da Federação Portuguesa de Futebol.
Na cerimónia estiveram presentes Gilberto Madaíl, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Angel María Villar, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), e Eugénio Chorão, Director-Geral da Euro RSCG Design & Arquitectura, empresa que idealizou a imagem.

O logótipo foi inspirado nos “mestres” Juan Miró e José de Guimarães, aliando as bandeiras dos dois países, num espírito de união.

A imagem escolhida foi seleccionada entre várias propostas de empresas espanholas e portuguesas, tendo sido posteriormente aprovado pela FIFA.

“Procurámos criar uma imagem moderna, contemporânea e apelativa que fizesse a fusão entre os dois países – por intermédio das suas bandeiras – através da paixão que os une pelo Futebol”, explicou Eugénio Chorão.

Já o Madaíl salientou que este logótipo “transmite vontade de dois países vencerem, dois países que estão entrelaçados, não só pelo futebol, mas também pela sua história”, reforçando que este símbolo “era o que mais força podia dar a esta candidatura”.

Por sua vez, o presidente da RFEF referiu a vontade de “conduzir esta candidatura até à vitória e prestar um grande serviço à família do Futebol Mundial”, congratulando-se com o apoio que já foi manifestado pelos dois Governos.

A FIFA irá anunciar daqui a um ano, a 11 de dezembro de 2010, os países eleitos para acolherem os Mundiais de 2018 e 2022.

Veja aqui o vídeo de apresentação do logótipo



fonte: correio da manha

4 comentários:

  1. Logotipo de muito mau gosto..

    ResponderEliminar
  2. Esperava algo mais forte, mais trabalhado, com mais garra. Acho que está demasiado simples para a dimensão do projecto.

    Quanto à apresentação, penso que não passa o conceito que deu origem ao logo (se é que existe).

    Esperava melhor. Está engraçado, mas não para uma candidatura ibérica a um mundial de futebol.

    ResponderEliminar
  3. As coisas mais simples são as que tem mais impacto, do genero, porque é que ninguém se lembrou disto antes. A integração das duas bandeiras num só logo é simples e eficaz.

    ResponderEliminar
  4. Bom fico contente por se ter feito algo, mas como vi em alguns comentários acima poderia ter-se feito algo com mais garra e mais energia, o logotipo poderia ser mais simples e simultaneamente de maior impacto, as pinceladas não transmitem a "garra" dos dois países-

    ResponderEliminar